Projeto “Olho no Olho” já beneficiou mais de 1500 crianças
por Rotary Club de Francisco Beltrão
O Rotary Club de Francisco Beltrão, através do projeto “Olho no Olho”, realizou nesta segunda-feira (29) a entrega de mais 44 óculos, totalmente gratuitos, para crianças de 17 escolas públicas municipais.
Conduzido pelos oftalmologistas Antônio Lucio Duarte e José Guidi Duarte Junior, o projeto “Olho no Olho” já beneficiou mais de 1500 crianças ao longo dos últimos 30 anos. A iniciativa, que tem a parceria da Secretaria de Educação, oferece consultas e óculos para as crianças que apresentem dificuldades de visão.
Nas escolas, os alunos das turmas de 1º ano passam por uma triagem preliminar, realizada pelos professores. Na sequência, são submetidas a uma consulta oftalmológica, que pode indicar a necessidade de uma receita de óculos – custeados pelo Rotary Club de Francisco Beltrão junto às óticas Real e Central.
Segundo Luís Gustavo Calliari Monteiro, presidente do clube para o ano rotário 2024-2025, “este é um dos belos trabalhos realizados em prol da comunidade. Um trabalho em equipe, onde cada voluntário desempenha um importante papel para que o projeto “Olho no Olho” tenha essa amplitude e uma relevância cada vez maior”.
O presidente também destaca a importância dos pais para ajudar no desenvolvimento desses alunos em sala de aula. “Após a escola fazer a triagem das crianças, os pais têm o papel de levar os filhos até as consultas e depois até a ótica para a confecção dos óculos, além de manter presença nas consultas de acompanhamento anual. Somente assim este trabalho voluntário pode atingir o seu objetivo”, acrescenta.
Autoridades presentes - O evento de entrega, na sede da FURBE, contou com a presença do presidente do Rotary Club de Francisco Beltrão, Luís Gustavo Calliari Monteiro, do médico oftalmologista Antônio Lucio Duarte, demais membros associados do Clube, além dos empresários Elisandra Rimodi e Odacir Casarin de Oliveira, da Ótica Real / Central, pais e crianças beneficiadas.
Também estiveram presentes autoridades municipais, incluindo: Mariah Ivonete Silva, Secretária de Educação; Elis Calegari, Diretora Pedagógica; Daniele Belon, Psicopedagoga; e Rosângela Broch, Psicopedagoga e Coordenadora da parceria entre o Rotary Club e a Secretaria de Educação do Município de Francisco Beltrão.
O nascimento do “Olho no Olho”
Segundo o médico oftalmologista Antônio Lucio Duarte, o “Olho no Olho” começou como um projeto do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que, em parceria com o Ministério da Educação, lançou a proposta para o Brasil inteiro.
Na época, Dr. Lucio era o oftalmologista que atendia as crianças pelo “Olho no Olho” no município, até a descontinuidade da ação em nível federal. É nesse momento que entra o projeto humanitário do Rotary. Lucio, que já era rotariano na época, levou ao clube uma proposta para que os rotarianos beltronenses dessem continuidade ao projeto. Desde então, o Rotary Club de Francisco Beltrão vem mantendo a iniciativa viva.
“A gente ouve os depoimentos dos professores. A criança não rendia na sala de aula, vivia dispersa ou não prestava atenção, mas tudo isso porque ela simplesmente não enxergava. Os óculos fazem uma diferença incrível”, pondera o profissional.






